Os usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal já podem viajar nos novos ônibus elétricos da capital, após a liberação dos primeiros 12 veículos de uma frota que chegará a 90 unidades. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) autorizou a operação em 24 de junho de 2026, quarta-feira, após a entrega dos veículos em maio. A circulação inicial ocorre em quatro linhas que partem da Rodoviária do Plano Piloto e atendem cerca de 25 mil passageiros por dia.
Processo de liberação e linhas atendidas
A empresa Piracicabana realizou todas as etapas necessárias, incluindo cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação de validadores. A liberação será feita de forma progressiva até completar a frota total. As linhas 109.3, 109.4, 108.5 e 0.110 foram escolhidas para iniciar as operações e conectar diferentes regiões do Distrito Federal.
Objetivo da transição energética
Os ônibus 100% elétricos representam um avanço na redução de emissões de poluentes no sistema de transporte público. A titular da Semob-DF, Sandra Holanda, destacou que a medida contribui para a modernização da frota e para a melhoria da qualidade do ar na capital. A iniciativa integra um plano maior de transição energética que envolve a substituição gradual de veículos a diesel.
os veículos serão liberados progressivamente até atingir a totalidade da frota. Segundo ela, a operação inicial envolve quatro linhas que atendem, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia.
Sandra Holanda
Os novos veículos já estão disponíveis para os passageiros e a expectativa é que mais unidades entrem em operação nos próximos meses. A Semob-DF monitora o desempenho inicial para ajustar eventuais demandas operacionais. Com isso, o Distrito Federal dá um passo concreto rumo a um transporte mais sustentável e eficiente.