A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o projeto de lei nº 1.024/2024 que cria a Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural, mas a iniciativa surge em meio a um cenário de dificuldades crônicas enfrentadas pelos produtores do campo, que ainda lutam contra a falta de crédito, capacitação e infraestrutura adequada.
Detalhes da aprovação e etapas seguintes
A relatora, deputada Paula Belmonte, destacou a necessidade de integração entre órgãos como Seagri, Emater-DF e Sebrae-DF para realizar seminários, workshops e feiras de negócios em julho de cada ano. O texto, aprovado em 23 de junho de 2026, agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça, onde poderá sofrer alterações que enfraqueçam ainda mais seu alcance prático diante das urgências do setor.
Desafios que a campanha tenta, mas não resolve
Apesar das atividades previstas sobre inovação tecnológica, associativismo e regularização fundiária, o empreendedor rural no Distrito Federal continua pressionado por barreiras estruturais que limitam o crescimento sustentável da produção agrícola local. A medida, embora bem-intencionada, chega tarde para muitas famílias que já acumulam prejuízos por falta de políticas efetivas de apoio.
É fundamental que o poder público atue de forma integrada para oferecer ferramentas que permitam o crescimento sustentável do agronegócio local
Paula Belmonte
O relator deputado Iolando reforçou que o campo demanda estímulos ao empreendedorismo, mas a realidade mostra que gerações de agricultores enfrentam obstáculos diários para gerar emprego e renda, evidenciando a insuficiência de ações isoladas como esta campanha anual.