Inicial Distrito Federal Exército adia implosão do Torre Palace Hotel em Brasília para janeiro de 2026
Distrito Federal

Exército adia implosão do Torre Palace Hotel em Brasília para janeiro de 2026

109

O Exército Brasileiro determinou o adiamento da implosão do Torre Palace Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte de Brasília. Inicialmente programada para o dia 21 de dezembro, a demolição foi remarcada para 25 de janeiro de 2026, a pedido da Força para melhor organização logística. Como órgão responsável pela autorização e fiscalização de explosivos no país, classificados como Produtos Controlados pelo Exército (PCE), o Exército atua para garantir a segurança pública, a ordem interna e a defesa nacional. Essa regulamentação inclui a integração com outros órgãos para isolar o perímetro, prevenir acidentes e assegurar que a operação ocorra sem riscos à população ou interferências externas.

Fechado desde 2013, o hotel foi adquirido por um grupo do ramo hoteleiro que planeja construir um novo empreendimento no local. Idealizado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj, o edifício de 14 andares e 140 apartamentos hospedou autoridades, diplomatas e empresários por décadas, com vista privilegiada para o Eixo Monumental. Após a morte do fundador, o prédio entrou em decadência, sofreu invasões e depredações, tornando-se um ponto de insegurança urbana.

A implosão será executada pela empresa RVS Construções e Demolições, com 938 furos estruturais e o uso de 165,56 quilos de explosivos do tipo Ibegel SSP, instalados nos pavimentos térreo, 1º, 2º, 3º e 7º, totalizando 600,78 metros perfurados nos pilares. O colapso foi projetado com leve inclinação para o Leste, a fim de reduzir a dispersão de resíduos em direção ao Eixo Monumental. A operação contará com apoio da Defesa Civil, Polícia, Detran e Corpo de Bombeiros, incluindo evacuação preventiva de hotéis próximos.

Conteúdos relacionados

Edifício do TJDFT em Brasília com símbolos judiciais, representando julgamento de 607 mil processos e alta em audiências.
Distrito Federal

TJDFT julga 607 mil processos em 2025 e registra alta em audiências

TJDFT julgou 607 mil processos em 2025, com alta em audiências e...

Edifício da CLDF em Brasília com elementos de energia de hidrogênio sob céu nublado, representando lei aprovada mas criticada como tardia.
BrasilDistrito FederalPolítica

CLDF aprova lei de hidrogênio no DF, mas críticos veem medida tardia e ineficaz

A CLDF aprovou lei incentivando hidrogênio de baixa emissão no DF, mas...

Centro de saúde pública deteriorado em Brasília, simbolizando falhas no combate à hanseníase no Distrito Federal.
Distrito FederalPolítica

CLDF expõe falhas no combate à hanseníase persistente no Distrito Federal

Descubra como a CLDF expõe falhas no combate à hanseníase no DF...

Estação de metrô deteriorada em Brasília, representando negligência no transporte público do DF.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Cldf aprova lei que expõe custos ocultos no transporte público do DF, após anos de negligência

Descubra como a CLDF aprovou lei que revela custos ocultos no transporte...