Inicial Distrito Federal Embriaguez ao volante: casos recentes revelam tragédias e condenações no DF
Distrito Federal

Embriaguez ao volante: casos recentes revelam tragédias e condenações no DF

62

Em um dos incidentes mais recentes, Josivan da Silva Martins, de 44 anos, perdeu a vida em 11 de novembro de 2025, ao ser atropelado por Claudiomir Soto Riva, de 51 anos, que dirigia um Corsa branco sob efeito de álcool. O acidente ocorreu perto do Café sem Troco, quando o condutor tentou ultrapassar um caminhão e atingiu Josivan e seu filho de 13 anos, que caminhavam no acostamento. No momento do impacto, o pai empurrou o adolescente para salvá-lo, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista fugiu sem prestar socorro, deixando parte do para-choque no local, o que facilitou sua identificação e prisão. Ele foi indiciado por homicídio culposo.

Outro caso grave envolveu Bruno Correa da Hora Fernandes, condenado em 23 de outubro de 2025 a 22 anos e três meses de reclusão, além de oito meses de detenção, por homicídio qualificado e embriaguez ao volante. O crime aconteceu em Ceilândia, em 31 de dezembro de 2023, quando o réu, um policial militar, discutiu com Cledson de Caldas Souza e disparou contra ele com uma pistola de uso restrito, sem autorização, enquanto estava alcoolizado. Além disso, Bruno conduzia um veículo embriagado. A sentença ainda não transitou em julgado, e a defesa recorreu sem efeito suspensivo.

Em 2 de agosto de 2025, Walisson Carvalho de Souza, de 32 anos, atropelou 14 fiéis na Quadra 2 da Estrutural, dirigindo embriagado, em alta velocidade e sem habilitação. As vítimas estavam na calçada e na rua, algumas em frente a uma barraca de pastéis de uma igreja. O impacto derrubou uma bacia de óleo quente, causando queimaduras de segundo grau em 40% do corpo de uma criança de 5 anos, que foi levada ao Hospital Regional da Asa Norte. O condutor fugiu, mas se apresentou à delegacia e foi preso.

Por fim, Jefferson Gonçalves de Santana recebeu condenação de seis anos em regime semiaberto em 11 de fevereiro de 2025, por atropelar e matar o motociclista João Santana Souto Neto na BR-060, em 30 de julho de 2022. Testemunhas e laudos confirmaram que Jefferson estava embriagado ao colidir com a motocicleta da vítima, que morreu no local. O caso segue em análise na segunda instância após recurso da defesa.

Conteúdos relacionados

Edifício do TJDFT em Brasília com símbolos judiciais, representando julgamento de 607 mil processos e alta em audiências.
Distrito Federal

TJDFT julga 607 mil processos em 2025 e registra alta em audiências

TJDFT julgou 607 mil processos em 2025, com alta em audiências e...

Edifício da CLDF em Brasília com elementos de energia de hidrogênio sob céu nublado, representando lei aprovada mas criticada como tardia.
BrasilDistrito FederalPolítica

CLDF aprova lei de hidrogênio no DF, mas críticos veem medida tardia e ineficaz

A CLDF aprovou lei incentivando hidrogênio de baixa emissão no DF, mas...

Centro de saúde pública deteriorado em Brasília, simbolizando falhas no combate à hanseníase no Distrito Federal.
Distrito FederalPolítica

CLDF expõe falhas no combate à hanseníase persistente no Distrito Federal

Descubra como a CLDF expõe falhas no combate à hanseníase no DF...

Estação de metrô deteriorada em Brasília, representando negligência no transporte público do DF.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Cldf aprova lei que expõe custos ocultos no transporte público do DF, após anos de negligência

Descubra como a CLDF aprovou lei que revela custos ocultos no transporte...